6 Dicas de Como Fazer o Teu Blog Crescer


Primeiramente queria desejar a todos um ótimo 2017 cheio de coisinhas boas e perguntar se haveria melhor forma de começar do que a ler um post recheadinho de dicas para evoluir o vosso blog!
Em segundo lugar queria agradecer a cada alminha que se encontra desse lado, juntos já somos mais de 200 em apenas um mês e pouco de blog! Isso mesmo, em apenas um mês e pouco cresci bastante por aqui, mas os números não caiem do céu e portanto hoje trago um post onde vou reunir algumas dicas e conselhos da minha autoria. Prontos? Peguem na caneta!



  • Sejam ativos,
Não vão conseguir subir o blog apenas publicando 1x por semana e por vezes nem tanto, ao início o melhor é manterem um ritmo mais acelerado. Mesmo que não consigam estar sempre a publicar, num dia em que tenham mais tempo, escrevam dois posts e deixem um lá nos rascunhos para publicar depois.
Sim, ás vezes é difícil sentarem-se ao computador e vir logo uma ideia à moina mas porque não andam com um caderninho atrás? Sempre que vier uma daquelas ideias flash anotam a ideia ou até podem começar a escrever tópicos para o próximo post. A inspiração pode até vir da conversa que ouviram de um estranho no autocarro! Estejam sempre atentos.



  • Tragam conteúdo apelativo,
Ser ativo não significa publicar lixo só por publicar. Não venham ao blog meter algo que nem sentem ser bom apenas por não publicarem à alguns dias.
Sempre que vou ao blog de alguém, antes de seguir, leio alguns posts e não vou seguir alguém que fala de coisas irrelevantes apenas por falar. Nota-se quando estão a falar por gosto ou a falar quase como por obrigação.
Claro que não precisam trazer um post sensação todos os dias, mas pensem: Será que eu gostaria de ler isto? Será que se visse isto iria ler até ao fim? Se a resposta for sim a ambas, publiquem!



  • Tenham uma escrita interessante,
Mais parece que estou a dar as regras para uma composição do exame nacional de português mas não, isto é fundamental. Não estou a falar sobre não usarem abreviaturas (até porque acho que ninguém faz isso por aqui...), mas sim do modo com que falam e como falam. Não vão escrever um post recheado de palavreado caro para soar bem - muito pelo contrário, já vi quem use e abuse de palavras caras e acaba por cair no ridículo tanto exagero -. Sejam acima de tudo naturais, isso faz quem vos está a ler sentir-se mais confortável, até porque os vossos leitores estão a ler um blog, não o Jornal de Notícias. Para além disso tentem também manter uma ligação com o leitor, interpelem o post com perguntas ou frases mais pessoais, isso é um ponto que acho muito importante quando estou a ler um post.
Aconselho também aquelas coisinhas que toda a gente sabe: Não ser repetitivo, contruir bem as frases and so on and so on.



  • Cuidem do design do blog,
Quando vocês vão a uma pastelaria e vêm um bolo assim gostosinho mas que tem um aspeto ranhosito e uma mosca em cima e ao lado um bolo que não é tão bom, pelos vossos gostos, mas está tão perfeito e bonito e até poderiam arriscar provar. Por qual iam? Antes do conteúdo ainda se olha ao design, organização do blog e afins. Por melhor conteúdo que tragam, se o vosso design é daqueles temas do blogger ou aqueles com fundos cheios de bonecada ou muito escuros, isso é meio caminho andado para afugentar leitores - desculpem a sinceridade -.
Eu quando vou visitar o blog de alguém noto sempre nisso, se o design e cores de fundo me dificultarem a leitura ou terem aquelas fontes todas enfeitadas, já é um ponto negativo, pois tira um pouco o interesse ao tornarem o blog pesado e difícil de ler.
Um conselho: Optem por temas mais clean e uma fonte simples e de fácil leitura. Isso é capaz de tornar o blog mais aconchegante e agradável de visitar! Acreditem!
Um extra é o logotipo do blog. Quer acreditem, quer não, a vossa opinião não muda a realidade - O logotipo é algo essencial para o blog. Assim como a vossa fotografia é algo essencial no Cartão de Cidadão, o logotipo é algo fundamental quando querem falar ou divulgar o blog pois torna-se a sua "imagem" e as pessoas reconhecem-no mais facilmente. Portanto, para além de ser aconselhável apostarem num logotipo, também aconselho que seja um apelativo e interessante pois será uma das coisas que as marcas irão olhar também, principalmente na entrega do media kit.



  • Organizem o post,
Estou a ser muito chata? Espero que não, mas mesmo que o esteja a ser, continuem por aqui porque vou continuar a dar dicas importantes.
Quanto à organização não basta as frases soarem bem, tenham em atenção também se não fazem parágrafos demasiado longos (sempre que possível, de acordo com o que estão a falar, separem os parágrafos, também ajuda a aliviar o texto). Sim, sim, podem ralhar comigo, mas este post é diferente, há que também reconhecer quando encurtar o que dizem e quando não o fazer.
Para além disso tentem também intercalar, sempre que possível, os parágrafos com fotografias relacionadas com o post em vez de as colocar todas no início ou no fim, ou sequer duas seguidas.
Assim proporcionam uma maior harmonia ao post!



  • Divulguem muito e bem,
Como o blog não tem um cheirinho assim gostoso a chocolate nem coisa parecida, temos que o divulgar para ganhar visitantes e, talvez, futuros seguidores.
Adiram ao maior número de grupos para bloggers no Facebook e, ao partilhar lá o vosso último post, escrevam um texto interessante e que suscite curiosidade de modo a mais gente ter vontade de clicar no link e ir ver o post completo!
Divulguem em todas as vossas redes sociais. No instagram usem e abusem das hashtags relacionadas com bloggers.
Usem também o Google +. Muita gente não lhe dá o devido uso ou acha ser algo inútil mas não, nada disso. É uma grande forma de divulgação e, a meu ver, das mais efetivas! É bastante simples: Adiram ao máximo de comunidades existentes (desde brasileiras, portugueses, americanas...) de bloggers e comecem a divulgar do mesmo modo como o fariam no Facebook. (Mas atenção: se vão expandir o blog para fora metam um botão de traduzir pois de que serve chamar pessoas e ganharem views se são pessoas que apenas abriram e saíram logo por não conseguirem ler?).


Bem maltinha estes são os principais pontos em que me foquei para chegar aonde estou.
Não pensem que é fácil pois isto exige muito esforço, como acredito que muitos o reconheçam, tanto por tentar trazer o melhor conteúdo, fotos originais e um texto apelativo.
Tudo aqui é cuidado e feito com muito esforço e dedicação portanto se estiver a ser difícil, continuem, estão a ir num bom caminho!
Espero que 2017 vos traga o melhor sucesso para os vossos blogs e/ou canais, bem como muita felicidade da vida!

Gostaram das dicas e conselhos? Espero que vos ajudem na vossa jornada em 2017! Ah, e alguma dúvida que vos tenha restado deixem nos comentários que eu irei responder a todas as perguntas!

Ps.: Falei em canais um pouco acima? Falei pois. Não vou falar muito mas talvez brevemente traga uma novidade por essas bandas.




22 comentários

  1. Adorei as dicas! Bom ano 2017 :)
    Beijinho

    www.sparklytrends.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Espero ter ajudado.
      Obrigada e igualmente :)

      Beijinho grande.

      Eliminar
  2. Dicas perfeitas flor, esse ano vou cuidar o layout do meu blog, em breve terei novidades pra contar e mostrar!
    Beijos 😘 Feliz 2017
    Minhas Inspirações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estaremos à espera querida e obrigada por ter gostado, espero que o post tenha sido útil!

      Obrigada e igualmente, beijinho grande.

      Eliminar
  3. boas dicas (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as tuas dicas Alexandra!
    Já sabes que adoro o teu blog e o teu trabalho, portanto, só te tenho a dar os parabéns pelo teu grande sucesso em tão pouco tempo.

    Um beijinho enorme,
    HAUL | ZAFUL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Telma!
      E muito obrigada pelas palavrinhas, é sempre bom ler esses miminhos!

      Beijinho grande.

      Eliminar
  5. Muito bem, boas dicas Alexandra! ;)

    Beijinho grande e um excelente ano <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, espero que tenham sido úteis!

      Beijinho e obrigada, desejo-te o mesmo<3

      Eliminar
  6. Gosto sempre de ler estas dicas!
    E de todas as dicas...a número 4 seria aquela que, neste momento, sinto ser necessária, mas nem sei por começar...
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!
      Se quiseres uma ajuda podes sempre mandar-me email, tenho-o na descrição do "sobre mim" do lado direito do blog.

      Não tens de quê, só quero ajudar!
      Beijinho grande.

      Eliminar
  7. És uma querida por partilhares isto connosco, obrigada <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer querida, sabes que queria ajudar<3

      Beijinho grande.

      Eliminar
  8. Own Parabéns pelo trabalho que tens feito até agora e que continues a surpreender cada vez mais com publicações deste género.
    Concordo contigo sobre o design\layout do blog, é sem dúvida um aspeto em que observo primeiro antes de seguir!!

    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida, fico mesmo feliz por ler isso!
      E também fico feliz por haver mais gente assim, às vezes fico a pensar se sou eu que sou muito esquesitinha eheh

      Beijinho.

      Eliminar
  9. Ótimas dicas e conselhos :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas! Para mim o mais difícil está a ser o disgn por causa do logótipo :/

    ResponderEliminar
  11. Óptimas dicas! Comecei há pouco tempo e este tipo de posts tem-me dado imenso jeito. Obrigada!

    Carolina
    http://w-her-e.blogspot.pt/

    ResponderEliminar