Fotografia - Como Dominar a Flat Lay



Flat lay é uma forma de fotografar e mostrar objetos, roupas e acessórios que temos de um modo interessante e esteticamente agradável.
É um método muito usado utilizado por bloggers e instagrammers pois além de ser simples e estético, torna a apresentação dos produtos mais interessante e chamativa.
Mesmo não sendo um bicho de sete cabeças por vezes quando estamos a organizar ou até mesmo a escolher o que meter parece mais complicado do que realmente é, mas espero simplificar todo o processo de escolha/disposição/edição com algumas dicas que irei dar.

Escolha do fundo e paleta de cores:

A primeira coisa a pensar é onde posso fotografar? O fundo mais utilizado e que mais facilmente permite um melhor resultado em termos de harmonia e estética é mesmo algo branco. O que não é assim tão complicado de encontrar, podem usar desde toalhas, lençóis, almofadas, mantas, colchas, chão, mesas, bancadas, cartolina e podem até editar no Photoshop!
Embora seja mais fácil conjugar qualquer coisa com branco, há muito mais onde apostar, desde tons neutros, a mármores e madeiras.

Depois de arranjarem o fundo, têm que pensar na paleta de cores. Não, não vão pegar em tudo o que acham bonitinho e atirar lá para o meio, vocês não se vestem assim, pois não? Eu adoro as minhas Dr. Martens e as minhas culotes da Zara, contudo não as vou usar simultaneamente.
Uma boa aposta seria escolher duas a três cores que combinem.


Organização:

A fotografia não tem que contar uma história completa e os créditos, basta ter algum senso. Adicionem um elemento principal, que sirva de elo de ligação entre os restantes para não aparentar que apenas largaram uma série de coisas ao acaso por serem bonitinhas.
O design de uma fotografia é incrivelmente simples porém requer muita paciência e prática. No entanto deixo aqui uma lista de perguntas a ter em mente enquanto fazem o design da vossa flat lay.
  • Os objetos têm ligação entre si?
  • Todos os objetos ficam bem entre si?
  • Está demasiado confuso?
  • Algo está a tornar a composição demasiado pesada?
  • Existe espaço para a fotografia respirar? Ou está tudo demasiado ao molho?
  • Será que parece que foi demasiado planeado?
Está a ser difícil começar? Comecem por adicionar um elemento chave ou um conjunto e depois complementem com vários acessórios.

Como tirar a fotografia:

Se montaram o set no chão estão bem, basta meterem-se em pé e disparar.
Agora se montaram num sítio mais alto, toca a inventar! Há sempre cadeiras, caixotes e afins onde se podem apoiar para conseguir um ângulo mais interessante, sem distorcer os objetos e de modo a apanhar tudo.
Há que ter também cuidado para, como disse acima, não distorcer os objetos e para isso podem usar como auxílio a grelha da câmara.


Da câmara à edição:

Tentem não queimar as fotos por lhes subir a exposição em demasia no intuito de pôr o fundo mais branco. Para isso editem a saturação, luminosidade e contraste, embora só ajude ligeiramente. No entanto podem aperfeiçoar melhor no Photoshop. (Por exemplo já tirei fotografias em cima de mármore amarelado e no Photoshop meti o mármore branco e sem os reflexos das luzes que estavam no fundo).
Evitem grandes edições. Não vão ao VSCO e Instagram meter aqueles efeitos todos coloridos, sejam simples. Limitem-se a mexer na saturação, contraste e luminosidade q.b. podendo também usar o Photoshop em situações mais avançadas como alterar uma cor, aclarar uma cor ou apagar reflexos.


Estes são os aspetos fundamentais desde o planeamento da fotografia, ao clique e à pós-edição.
Lembrem-se sempre menos é mais, não será a encher a fotografia de coisas bonitas que a tornará interessante mas sim a capacidade de saber o que escolher.
E nunca forcem o resultado, não tentem planear demasiado, planeiem mas deixem um certo ar casual.




Para terminar este post sobre flat lays deixo aqui um ótimo exemplo em todos os aspetos de como tirar uma boa flat lay, a fotografia é da autoria do blogger Miguel Gouveia do blog Pieces Of Me e prendeu-me logo a atenção quando a vi, fez-me logo parar no feed para ficar a observar melhor a composição e os elementos, que é o efeito desejado de uma flat lay!



Deixo também aos interessados a conhecer um grupo de fotografia que criei no Facebook que trás desafios, passatempos, dicas e opiniões para jovens artistas e amantes de fotografia bem como da rede social Instagram, passem por lá! (ver aqui)

Espero que tenham gostado de mais um post sobre fotografia e já sabem, deixem nos comentários dúvidas que tenham ou algum post que gostassem que fosse feito quando à fotografia em si ou até edição


Todas as fotografias foram retiradas do Pinterest e podem encontra-las numa pasta que tenho lá chamada "flat lays", onde podem também encontrar mais ideias. (ver aqui)
Última fotografia da autoria do Miguel Gouveia. (ver aqui)




22 comentários

  1. Adorei o post! Super interessante e com ótimas dicas :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico sempre feliz por saber que serão úteis a alguém!

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Adoro os flatlays do Miguel! Estas dicas foram incríveis minha querida, vou ver se as aplico!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sigo-o à relativamente pouco no instagram mas hoje deparei-me com aquele flat lay e não consegui continuar a dar scroll sem parar um pouco ali!
      E ainda bem que gostaste novamente das dicas! Mais posts assim virão, fica atenta querida, beijinhos!

      Eliminar
  3. Adorei as dicas! Super úteis, práticas e interessantes :)
    Beijinhos

    https://mycurlycraziness.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro, querida Alexandra :') Os Flatlays nem sempre são fáceis mas os resultados, quando bem conseguidos, fazem o feed incrível! Ótimas dicas :D

    NEW GET THE LOOK POST | Get The Looks For Xmas Celebrations.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ^_^ Concordo plenamente contigo e ai está o propósito do post! É bastante importante a nossa apresentação a nível fotográfico e estético e saber como dominar a flat lays é meio caminho andado para uma boa fotografia de produto!

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Eu tenho sempre imeeensa dificuldade, principalmente a decidir por onde começar :P
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prática e prática e será como começar a pentear o cabelo! (às vezes mais chato que outras no meu caso haha)
      Mas pensa no que queres lá incluir principalmente, mete numa posição interessante (por exemplo direito ou na diagonal com o enquadramento por exemplo) e adorna com objetos ou acessórios que combinem tanto em função como cor, até teres uma composição que te agrade!

      Beijinhos e espero ter ajudado! Boas fotos!

      Eliminar
  6. Conhecendo seu blog e já seguindo pra não perder suas novidades! Quando puder dá uma olhada no meu cantinho!
    🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderEliminar
  7. Tento diversas vezes fotografar com um fundo branco, ou até mesmo num preto (cartolinas) mas tornar-se para mim difícil de conseguir algo que esteja ao meu agrado !! Tenho que praticar mais vezes. Adorei o blog! Se gostares segue-me <3 Eu já te segui!

    OH, Carolina \\ OH STUDIO
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É treinar e treinar que hás de chegar lá!
      Beijinhos e segui-te, adorei o teu blog!

      Eliminar
  8. adorei o post (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Um post muito útil, hoje em dia que as flat lay estão cada vez mais na moda.
    Já estou a seguir o Blogue :)

    Beijinho
    mariamatrioska.blogspot.pt

    ResponderEliminar