Fotografia - Composição de Imagem


Bem, eu sei que ainda nem vos dei tempo de treinar um pouco mas trago-vos já algumas dicas de composição de imagem, como prometido no último post onde dei umas luzes sobre como se orientarem no modo manual! (aqui)

Um dos fatores mais importantes nesta arte é a sua composição, vamos lá a ver, por mais que a fotografia transmita algo mais forte, o que nos chama e prende, à primeira vista é sim a sua composição. Vocês não vou a uma pastelaria ouvir o que os bolos têm a dizer, escolhem o mais bonito e apetecível, ora essa!

Há que atentar que as regras de composição descritas neste post não são um guião para as vossas fotografias, mas sim uma inspiração, pois cada um, através de bases, desenvolve o seu próprio estilo característico!

Mas em primeiro lugar, o que é a composição de imagem?
Composição de imagem é a organização dos elementos presentes na fotografia resultando numa qualidade estética, equilibrada e harmoniosa, captando a atenção do observador. A imagem pode também ser composta de modo a controlar a visão de quem vê, isto é, através de certos elementos organizados, a visão do observador é conduzida através da imagem como o autor da mesma planeou.
Compor uma imagem vai muito além de tirar uma imagem bonitinha, mas sim ser capaz de captar a atenção do espetador nos pontos de interesse.

Regras de Composição de Imagem:

Regra dos terços:

Coloquem a câmara com visualização da fotografia no visor e escolham a definição que mete uma grelha lá que divide a imagem com duas linhas verticais e duas linhas horizontais.
Os quatro pontos de interceção são os conhecidos "pontos de interesse" pois são os locais para onde o espetador tem mais tendência a olhar.
A regra pode ser utilizada tanto horizontalmente como verticalmente e consiste na colocação do que queremos que sobressaia num desses pontos.



Nota: Temos de ter em atenção o que estamos a fotografar e não apenas colocar num dos pontos. Por exemplo, se estivermos a fotografar algo em movimento devemos dar espaço no lado para onde o elemento se está a movimentar pois, caso contrário, iria transmitir uma sensação de desequilíbrio na fotografia e iria parecer que o objeto estaria a direcionar-se contra uma "parede". Do mesmo modo que quando uma pessoa olha para o lado, devem deixar um espaço no lado para onde a pessoa olha para não transmitir uma sensação de claustrofobia.


Enquadramentos em enquadramentos:

Esta técnica é bastante simples. Consiste em, como o título nos indica, enquadrar um cenário dentro de um enquadramento! Confuso? É bastante simples e eficaz! Com esta técnica conseguem facilmente concentrar a atenção do observador no motivo e pode, também, criar profundidade na imagem!
Para tal apenas procura janelas, portais, buracos, tudo o que der para ver para o outro lado e planeia um enquadramento dentro desse enquadramento! Já não é assim tão confuso, pois não?



Simetria:

Se estiverem atentos vão ver que encontram simetria em todo o lado, seja em elementos naturais ou artificiais mas, a verdade, é que a simetria faz parte de nós! A simetria é uma das maneiras mais simples e usada de tornar a fotografia mais atraente embora eu dê sempre como dica quebrar um pouco a simetria, de modo a dar um ar mais natural à fotografia.



Linhas guia:

Este é uma das regras que mais gosto, dá um certo movimento à fotografia e, o autor da mesma, consegue "controlar" a visão do observador através das tais linhas guias que são, nada mais, nada menos, que linhas que guiam o nosso olhar até um determinado ponto.
Às vezes pode parecer um pouco difícil encontra-las mas basta estar atento a tudo o que nos rodeia e ligar o nosso olhar fotográfico, existem linhas condutoras em tudo, basta encontrar o melhor modo de as captar!



Repetição de padrões:

Utilizar padrões é outra maneira muito simples de tornar uma foto agradável, assim como repetições.
Conseguem captar isto com uma simples multidão, ou, imaginem, fotografar de modo a apenas apanhar as cabeças das pessoas e um fundo simples? Existem tantas hipóteses!



Contraste entre figura e fundo:

Novamente outra técnica que me cativa imenso pelo dramatismo que consegue carregar. Gosto tanto desta que até irei deixar um exemplo fotografado por mim!
Como o nome indica, tem que haver um contraste, o mesmo pode ser obtido pela diferença de tons ou jogando com luz/sombra, sendo essa a minha preferência.
Podem fotografar dentro deste género diretamente de casa, já experimentaram porem algo à frente da janela? A paisagem através da janela fica natural, com luz, enquanto que o que colocaram à sua frente fica escuro e, mesmo que não se obtenha logo um bom contraste, experimentem editar a fotografia, subindo os valores do mesmo!




Afinal tirar boas fotografias não é assim tão difícil, pois não? Apenas têm que se manter atentos, observem o que está em vosso redor, procurem pormenores, não olhem, observem! Se se mantiverem atentos com o que se passa à vossa volta vão ver que a inspiração irá vir até vocês e, mesmo que a fotografia não tenha ficado totalmente boa? Não apaguem, editem primeiro a cor, mexam nos tons, não tenham medo.
E assim finalizamos o post de hoje e agora larguem o telemóvel/computador  onde me estão a ler e saiam de câmara na mão, há tanto a fotografar!

Espero que este post vos tenha sido útil, se quiserem que fale de mais algum aspeto específico da fotografia deixem nos comentários, porque mais posts de fotografia virão portanto deixem o que gostariam de ver falado aqui nos comentários!

Beijinho.

Novamento quero atentar que as fotografias não são da minha autoria exceto a última.


17 comentários

  1. qUE FOTOS LINDAS.
    Se quiseres conhecer o meu blog-mundodaritablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Amei este post de fotografia... tem informações bastante utéis que eu desconhecia... adorei... parabéns linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Ana e fico muito feliz por te ter sido útil!

      Beijinho grande e que andes bem!

      Eliminar
  3. Amei este post de fotografia... tem informações bastante utéis que eu desconhecia... adorei... parabéns linda

    ResponderEliminar
  4. Sabendo que fotografia e feita de dicas e não regras..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Regras é uma maneira de dizer, pois é uma dica pela qual um grande número de gente de rege, ou tomou como base. Além de mais que não poderia as retratar apenas como dicas, sendo que já foram elaboradas e ditas como "regras" por alguém.
      Mas se leste o post e não vieste apenas comentar isto, poderias ter visto que disse que isto não é nenhum guião, apenas dicas a ter como base no estudo desta arte para depois, quiçá, desenvolver um estilo próprio!
      Mas obrigada pela observação, embora já soubesse, espero que te tenha esclarecido também ;)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Li tudinho e adorei as dicas, vou tentar pô-las em prática! Agora será que tens umas ideias para nós sobre composições com objectos linda? <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Fico feliz em ter ajudado querida! Para ser sincera, antes de fazer este post, fiquei a pensar se faria este ou um, como tu dizes, sobre layouts! Acabei por optar por este em primeiro lugar, mas as dicas de layouts não ficaram de fora e em breve estarão aqui<3

      Beijinho!

      Eliminar
  6. Muito obrigado, de coração, querida Alexandra :')

    Não tens noção do quão estava a precisar deste género de publicações ;D Adoro fotografia mas não ache que tenha muito jeito. Tento sempre melhorar e, de certo que, com isto vou conseguir :D


    NEW TIPS POST | Christmas Gift Guide: For Men And Woman.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fico feliz de saber que estes posts são úteis! Em breve sairá também um mais direcionado a nós, bloggers!

      Com um pouco de treino e sempre atento ao que te rodeia, vais ver que serás capaz :')

      Beijinho!

      Eliminar
  7. Adoro as tuas dicas !
    Já te sigo.
    Giveway no blog, participa !
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Já te segui e aproveitei para participar também!

      Eliminar
  8. Simetria e padrões são coisas que eu ando sempre à procura quando ando pela rua. Excelente publicação, deu para aprender umas coisinhas que eu desconhecia completamente! Beijinho.

    shopping: pijamas, pantufas e será que a Black Friday vale a pena? // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  9. Uau...o que poderei aprender por aqui sobre fotografia!
    A minha dificuldade é realmente a "compor" a imagem...se bem que, às vezes, também não sei qual o melhor ângulo para determinada foto.
    Excelente post. Obrigada pela partilha. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevo bastante sobre fotografia, é só ficares atenta!

      Pode parecer um bicho de sete cabeças mas não é! Basta procurares elementos chave e ver o que está a "mais" na composição e tirar de um ângulo que capte o que queres e exclua o que enche demasiado a fotografia, deixá-la respirar... Menos é mais!

      Beijinhos.

      Eliminar