Especial Natal - 5 Refeições de Natal Saudáveis



Quando chega o Natal, pensamos sempre que vamos engordar imenso com as refeições e, sobretudo, com as sobremesas tão tipicamente portuguesas, não é verdade?
No entanto, a quadra natalícia não tem de significar calorias a mais, muito pelo contrário, podemos até continuar com a alimentação saudável que temos vindo a seguir durante todo o ano.
E como isto é possível? Para dizer a verdade, é muito fácil, basta optarmos pelos alimentos pouco calóricos ou cortarmos naquelas pequenas coisas que nos fazem ganhar uns quilinhos a mais. Pensem que, ao optarem sempre por refeições mais saudáveis, podem acabar por comer um ou outro doce mais açucarado, sem culpas nem arrependimentos!

Portanto, para vos ajudar a descobrirem as melhores refeições de Natal, aqui vos partilho 5 ideias muito fáceis de fazer e absolutamente saborosas:

Bacalhau cozido com batata-doce e legumes:
Na noite da consoada, o bacalhau e o polvo são os reis. Apesar de serem alimentos ligeiramente gordos, não é por não os comerem que perdem as gordurinhas localizadas. Por isso, não tenham receio em continuar a apostar neste tipo de refeição, mas privilegiem sempre os legumes e a batata-doce como acompanhamentos.

Peito de peru no forno com molho de laranja/limão e mel:
Para o dia de Natal, o peru é também aquele prato que não pode faltar. Relativamente a esta carne, não há dúvidas de que se trata de uma bem tenra e muito pouco calórica, o que é óptimo. O problema são os molhos e os temperos que se colocam para lhe dar mais sabor, que fazem muito mal à saúde, engordam e não trazem qualquer vantagem a nível nutricional. Por isso, este ano, substituam os vossos temperos por uns mais saudáveis, como o molho de laranja, o molho de limão e o mel – de preferência de origem biológica. No que toca a especiarias, a pimenta, os orégãos, o louro, a paprica e o pimentão-doce continuam a ser muito bem-vindos. Para acompanhar, umas batatas assadas e uma salada são sempre as melhores escolhas!

Cabrito no forno com arroz de espinafres e frutos secos:
Tal como o peru, o cabrito é também um dos pratos mais escolhidos para constar neste dia tão especial. E é tão fácil de preparar como o anterior, basta temperarem com as especiarias mais saudáveis e levá-lo ao forno durante o tempo necessário. Para acompanhar, que tal um arroz de espinafres e de frutos secos? Assim, aliam a criatividade ao sabor, e toda a gente irá agradecer!

Perna de cordeiro assada com fruta e batata a murro:
E há ainda quem opte pelo cordeiro na época do Natal, que é também mais um prato de comer e de chorar por mais. Desta vez, aconselho-vos a arriscarem e a acompanharem esta carne com pêras, ameixas ou damascos cozinhados (fritos ou cozidos), e ainda com umas batatas a murro. Asseguro-vos de que fica fantástico!

Rabanadas integrais cozinhadas no forno:
E não podia deixar de vos indicar uma ideia para a sobremesa! Estão a ver como confeccionam as vossas rabanadas? Então, proponho-vos o seguinte: troquem o pão que usam por um integral, o leite por uma bebida vegetal e o açúcar refinado por mel ou pelo açúcar de coco, e, em vez de as fritarem, levem-nas ao forno. Desta forma, garantem rabanadas bem menos calóricas, mais saudáveis e igualmente deliciosas!

O que acharam destas ideias? Já experimentaram alguma? Acreditem que estas refeições valem imenso a pena e não ficam nada atrás das que costumam comer nesta altura do ano. No entanto, se não tiverem muito jeito para a cozinha, peçam aos vossos amigos ou familiares para vos ajudarem, ou, em última instância, encomendem a confecção destes pratos a um bom serviço de catering, porque, garantidamente, valerá cada cêntimo!
Back

6 comentários

  1. Adorei, no Natal come-se muito por isso nada melhor que optar por receitas mais saudáveis.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, não é necessário voltar a passar a ceia e o almoço com os cuidados de se já comi o suficiente e a controlar os pratos!

      Beijinho

      Eliminar
  2. São boas sugestões linda, mas eu não dispenso a rabanada tradicional :p é o meu doce preferido!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou bastante gulosa, a ver se é desta que me consigo "orientar" :p

      Beijinhos

      Eliminar
  3. O Natal é um dia em que não consigo ser saudável, mas não dispenso o bacalhau e o peru! Fiquei a seguir o blog :)

    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente eu não é só no Natal, já chegou a ir uma nutricionista à minha escola e assim que contei as minhas "proezas" ela até se assustou! A sorte é que o meu metabolismo ajuda e ninguém acredita que como o que digo eheh
      Eu já seguia o teu, gosto bastante dele!

      Beijinhos.

      Eliminar