6 Dicas de Como Fazer o Teu Blog Crescer


Primeiramente queria desejar a todos um ótimo 2017 cheio de coisinhas boas e perguntar se haveria melhor forma de começar do que a ler um post recheadinho de dicas para evoluir o vosso blog!
Em segundo lugar queria agradecer a cada alminha que se encontra desse lado, juntos já somos mais de 200 em apenas um mês e pouco de blog! Isso mesmo, em apenas um mês e pouco cresci bastante por aqui, mas os números não caiem do céu e portanto hoje trago um post onde vou reunir algumas dicas e conselhos da minha autoria. Prontos? Peguem na caneta!



  • Sejam ativos,
Não vão conseguir subir o blog apenas publicando 1x por semana e por vezes nem tanto, ao início o melhor é manterem um ritmo mais acelerado. Mesmo que não consigam estar sempre a publicar, num dia em que tenham mais tempo, escrevam dois posts e deixem um lá nos rascunhos para publicar depois.
Sim, ás vezes é difícil sentarem-se ao computador e vir logo uma ideia à moina mas porque não andam com um caderninho atrás? Sempre que vier uma daquelas ideias flash anotam a ideia ou até podem começar a escrever tópicos para o próximo post. A inspiração pode até vir da conversa que ouviram de um estranho no autocarro! Estejam sempre atentos.



  • Tragam conteúdo apelativo,
Ser ativo não significa publicar lixo só por publicar. Não venham ao blog meter algo que nem sentem ser bom apenas por não publicarem à alguns dias.
Sempre que vou ao blog de alguém, antes de seguir, leio alguns posts e não vou seguir alguém que fala de coisas irrelevantes apenas por falar. Nota-se quando estão a falar por gosto ou a falar quase como por obrigação.
Claro que não precisam trazer um post sensação todos os dias, mas pensem: Será que eu gostaria de ler isto? Será que se visse isto iria ler até ao fim? Se a resposta for sim a ambas, publiquem!



  • Tenham uma escrita interessante,
Mais parece que estou a dar as regras para uma composição do exame nacional de português mas não, isto é fundamental. Não estou a falar sobre não usarem abreviaturas (até porque acho que ninguém faz isso por aqui...), mas sim do modo com que falam e como falam. Não vão escrever um post recheado de palavreado caro para soar bem - muito pelo contrário, já vi quem use e abuse de palavras caras e acaba por cair no ridículo tanto exagero -. Sejam acima de tudo naturais, isso faz quem vos está a ler sentir-se mais confortável, até porque os vossos leitores estão a ler um blog, não o Jornal de Notícias. Para além disso tentem também manter uma ligação com o leitor, interpelem o post com perguntas ou frases mais pessoais, isso é um ponto que acho muito importante quando estou a ler um post.
Aconselho também aquelas coisinhas que toda a gente sabe: Não ser repetitivo, contruir bem as frases and so on and so on.



  • Cuidem do design do blog,
Quando vocês vão a uma pastelaria e vêm um bolo assim gostosinho mas que tem um aspeto ranhosito e uma mosca em cima e ao lado um bolo que não é tão bom, pelos vossos gostos, mas está tão perfeito e bonito e até poderiam arriscar provar. Por qual iam? Antes do conteúdo ainda se olha ao design, organização do blog e afins. Por melhor conteúdo que tragam, se o vosso design é daqueles temas do blogger ou aqueles com fundos cheios de bonecada ou muito escuros, isso é meio caminho andado para afugentar leitores - desculpem a sinceridade -.
Eu quando vou visitar o blog de alguém noto sempre nisso, se o design e cores de fundo me dificultarem a leitura ou terem aquelas fontes todas enfeitadas, já é um ponto negativo, pois tira um pouco o interesse ao tornarem o blog pesado e difícil de ler.
Um conselho: Optem por temas mais clean e uma fonte simples e de fácil leitura. Isso é capaz de tornar o blog mais aconchegante e agradável de visitar! Acreditem!
Um extra é o logotipo do blog. Quer acreditem, quer não, a vossa opinião não muda a realidade - O logotipo é algo essencial para o blog. Assim como a vossa fotografia é algo essencial no Cartão de Cidadão, o logotipo é algo fundamental quando querem falar ou divulgar o blog pois torna-se a sua "imagem" e as pessoas reconhecem-no mais facilmente. Portanto, para além de ser aconselhável apostarem num logotipo, também aconselho que seja um apelativo e interessante pois será uma das coisas que as marcas irão olhar também, principalmente na entrega do media kit.



  • Organizem o post,
Estou a ser muito chata? Espero que não, mas mesmo que o esteja a ser, continuem por aqui porque vou continuar a dar dicas importantes.
Quanto à organização não basta as frases soarem bem, tenham em atenção também se não fazem parágrafos demasiado longos (sempre que possível, de acordo com o que estão a falar, separem os parágrafos, também ajuda a aliviar o texto). Sim, sim, podem ralhar comigo, mas este post é diferente, há que também reconhecer quando encurtar o que dizem e quando não o fazer.
Para além disso tentem também intercalar, sempre que possível, os parágrafos com fotografias relacionadas com o post em vez de as colocar todas no início ou no fim, ou sequer duas seguidas.
Assim proporcionam uma maior harmonia ao post!



  • Divulguem muito e bem,
Como o blog não tem um cheirinho assim gostoso a chocolate nem coisa parecida, temos que o divulgar para ganhar visitantes e, talvez, futuros seguidores.
Adiram ao maior número de grupos para bloggers no Facebook e, ao partilhar lá o vosso último post, escrevam um texto interessante e que suscite curiosidade de modo a mais gente ter vontade de clicar no link e ir ver o post completo!
Divulguem em todas as vossas redes sociais. No instagram usem e abusem das hashtags relacionadas com bloggers.
Usem também o Google +. Muita gente não lhe dá o devido uso ou acha ser algo inútil mas não, nada disso. É uma grande forma de divulgação e, a meu ver, das mais efetivas! É bastante simples: Adiram ao máximo de comunidades existentes (desde brasileiras, portugueses, americanas...) de bloggers e comecem a divulgar do mesmo modo como o fariam no Facebook. (Mas atenção: se vão expandir o blog para fora metam um botão de traduzir pois de que serve chamar pessoas e ganharem views se são pessoas que apenas abriram e saíram logo por não conseguirem ler?).


Bem maltinha estes são os principais pontos em que me foquei para chegar aonde estou.
Não pensem que é fácil pois isto exige muito esforço, como acredito que muitos o reconheçam, tanto por tentar trazer o melhor conteúdo, fotos originais e um texto apelativo.
Tudo aqui é cuidado e feito com muito esforço e dedicação portanto se estiver a ser difícil, continuem, estão a ir num bom caminho!
Espero que 2017 vos traga o melhor sucesso para os vossos blogs e/ou canais, bem como muita felicidade da vida!

Gostaram das dicas e conselhos? Espero que vos ajudem na vossa jornada em 2017! Ah, e alguma dúvida que vos tenha restado deixem nos comentários que eu irei responder a todas as perguntas!

Ps.: Falei em canais um pouco acima? Falei pois. Não vou falar muito mas talvez brevemente traga uma novidade por essas bandas.




You May Also Like

22 comentários

  1. Adorei as dicas! Bom ano 2017 :)
    Beijinho

    www.sparklytrends.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Espero ter ajudado.
      Obrigada e igualmente :)

      Beijinho grande.

      Eliminar
  2. Dicas perfeitas flor, esse ano vou cuidar o layout do meu blog, em breve terei novidades pra contar e mostrar!
    Beijos 😘 Feliz 2017
    Minhas Inspirações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estaremos à espera querida e obrigada por ter gostado, espero que o post tenha sido útil!

      Obrigada e igualmente, beijinho grande.

      Eliminar
  3. boas dicas (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as tuas dicas Alexandra!
    Já sabes que adoro o teu blog e o teu trabalho, portanto, só te tenho a dar os parabéns pelo teu grande sucesso em tão pouco tempo.

    Um beijinho enorme,
    HAUL | ZAFUL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Telma!
      E muito obrigada pelas palavrinhas, é sempre bom ler esses miminhos!

      Beijinho grande.

      Eliminar
  5. Muito bem, boas dicas Alexandra! ;)

    Beijinho grande e um excelente ano <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, espero que tenham sido úteis!

      Beijinho e obrigada, desejo-te o mesmo<3

      Eliminar
  6. Gosto sempre de ler estas dicas!
    E de todas as dicas...a número 4 seria aquela que, neste momento, sinto ser necessária, mas nem sei por começar...
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!
      Se quiseres uma ajuda podes sempre mandar-me email, tenho-o na descrição do "sobre mim" do lado direito do blog.

      Não tens de quê, só quero ajudar!
      Beijinho grande.

      Eliminar
  7. És uma querida por partilhares isto connosco, obrigada <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer querida, sabes que queria ajudar<3

      Beijinho grande.

      Eliminar
  8. Own Parabéns pelo trabalho que tens feito até agora e que continues a surpreender cada vez mais com publicações deste género.
    Concordo contigo sobre o design\layout do blog, é sem dúvida um aspeto em que observo primeiro antes de seguir!!

    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida, fico mesmo feliz por ler isso!
      E também fico feliz por haver mais gente assim, às vezes fico a pensar se sou eu que sou muito esquesitinha eheh

      Beijinho.

      Eliminar
  9. Ótimas dicas e conselhos :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas! Para mim o mais difícil está a ser o disgn por causa do logótipo :/

    ResponderEliminar
  11. Óptimas dicas! Comecei há pouco tempo e este tipo de posts tem-me dado imenso jeito. Obrigada!

    Carolina
    http://w-her-e.blogspot.pt/

    ResponderEliminar