A Despedida de Fernando Pessoa - Chiado | Review


A cada post que escrevo ficam sempre a conhecer algo novo de mim e este não será exceção. Um dos meus escritores favoritos é, sem dúvida, Fernando Pessoa. Acho incrível o modo em como ele consegue transformar a dor, a angústia e o sofrimento em arte, deixando-nos presos aos seus poemas, captados pela sua onda de sentimentos através de versos, de metáforas e dizeres subentendidos. Conseguimos sentir uma aproximação da dor que ele sentiu através da sua escrita e, como Pessoa dizia: "Sentir, sinta quem lê!"

Certamente já conhecem a Chiado Editora. Esta é a maior editora em Portugal que publica apenas autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo que também é das que está a ter um maior crescimento no Brasil.
Quando tive a oportunidade de escolher um livro deles para fazer uma review do mesmo aqui no blog, não pude deixar de escolher um relacionado com o meu escritor favorito!


A Despedida de Fernando Pessoa por António Chibante é um livro sobre a morte de um dos mais atemporais autores portugueses e, sendo Fernando Pessoa assim, o poeta havia regressado para uma despedida pendente, em Belém. Mas  este livro não é nada de biografias banais que se vêm aos pontapés, contudo respeita a vida, percalços e sentimentos de Pessoa.
De tal cuidado com que o livro foi escrito, o leitor será levado mesmo a questionar-se se o que está a ler será palavras de Chibante, ou mesmo de Pessoa?

Assim que recebi o livro em casa não consegui evitar e comecei a lê-lo. É surpreendentemente cativante, apenas a introdução prendeu-me de imediato que, num ápice, já estava a começar o primeiro capítulo sem me ter apercebido de tão imersa que estava na leitura.

O livro divide-se em três partes. Na primeira somos apresentados ao poeta, conhecendo-o no leito da morte, sendo levados com ele para as despedidas dos seus companheiros Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Na segunda despedimo-nos dele e ficamos, também, a conhecê-lo um pouco melhor e, por fim, na última parte, como o título o indica, há um jantar com Fernando Pessoa, onde passamos a conhecer um lado mais íntimo dele.


Este livro prendeu-me do início ao fim, todo o sentimento de Pessoa estava presente no mesmo e tem frases bastante bonitas para quem o admira e às suas obras.

Portanto, se gostam de Fernando Pessoa, esta é uma leitura quase obrigatória. Só a primeira parte deixou-me totalmente ofegante, o livro transporta-nos para a dimensão da história por completo.
Deixo ainda dois excertos que adorei imenso, foi difícil escolher mas não vos podia mostrar tudo, estragava a magia!





Recomendo esta leitura fortemente, além de mais, é muito pequeno o livro, do que estão à espera? Podem encontra-lo na Chiado Editora!

25 comentários

  1. Todo o livro deve ser delicioso, mas a parte do jantar deve ser incrível!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Adoro Fernando Pessoa. Fiquei mesmo interessada em comprar, e é raro isso acontecer-me apenas a ler reviews em blogs. Bom trabalho!

    Beijinho,
    Carolina
    http://w-her-e.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras, fico muito contente por ter conseguido transmitir a mensagem!

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Adoro ler, Fernando Pessoa deve ser dos escritores mais ilustres que Portugal teve, por isso fiquei bastante curiosa com esse livro :) tenho de lhe deitar a mão eheh

    Um beijinho **
    https://karochinhassecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ótima leitura, super recomendo!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Não conhecia o livro mas deve ser super interessante!! Beijinhos <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante interessante! Enche-te de emoções o livro, é fantástico!

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Ficou na minha lista de livros a ler. Tal como tu, também adoro Pessoa. :)
    Beijinhos

    https://mylipstickmarks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um escritor excecional, não é? Adoro tantos aspetos sobre ele.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Não conhecia o livro, mas deixaste-me curiosa! Até porque adorei as obras dele que tive a oportunidade de ler até agora!
    Beijinhos,

    Giveaway Dia da Mulher | A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então será certamente uma leitura que te irá cativar tanto quanto me cativou! Achei fantástica esta diferente abordagem!

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Não fazia a mínima ideia da existência deste livro! Adoro Fernando Pessoa, tenho mesmo que ler :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o adoras, será uma excelente leitura, sem dúvida alguma!
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Eu adoro Fernando Pessoa (e todos os seus outros "eu") e fiquei mesmo curiosa em relação a este livro!
    Um beijinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo, superou as minhas expectativas por completo!

      Beijinho.

      Eliminar
  9. So nice post! The theme for post is wonderful.
    I like to read!
    Fernando Pessoa is really great!

    Visit me, and Follow, by Gothic

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro Fernando Pessoa! Este livro deixo-me curiosa! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será uma excelente leitura, sem dúvida, se apostar nele! Beijinho.

      Eliminar
  11. Acho o curioso mas não faz muito o meu género!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostássemos todos do mesmo, que graça teria? Obrigada por partilhares a tua opinião!

      Beijinho.

      Eliminar
  12. Eu adoro Fernando Pessoa e certamente vou adorar o livro :) Obrigado pela sugestão :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
  13. Fernando Pessoa é Pessoa... É especial, indescritível. É tudo na literatura! É muito. É TOP! É... sem palavras! :)

    ResponderEliminar