Será a Moda Algo Fútil?


Algo que oiço com alguma frequência é que moda é algo fútil, que gostarmos de nos vestir bem é vaidade e é errado comprar roupa que não precisamos por necessidade. Será isso verdade?

Será a moda algo fútil?

Para mim não, não me julgo fútil por gostar de seguir tendências, por gostar de estar a par das mesmas. Não me acho vaidosa por gostar de me sentir bem quando me olho ao espelho antes de sair de casa e muito menos acho errado comprar roupa apenas por gostar. Se me podem achar fútil? Podem, então mas é claro que sim, também eu posso achar que o Trump é o gajo mais porreiro que por aí anda.

A roupa não se resume a algo que nos mantém quentes e tapa o que não queremos andar aí a mostrar a meio mundo, nada disso. É muito mais, é o que define a personalidade e o estado de espírito.

Eu gosto de mostrar a minha atitude através das peças que escolho, gosto de peças únicas e irreverentes mas, por vezes, um outfit básico chega para os dias em que estou mais cansada - Refletindo o estado de espírito.

Confesso-vos, se estiver mal vestida fico a sentir-me em baixo o resto do dia. Não consigo estar à vontade e com uma boa autoestima quando sinto que pareço um palhaço que acabou o turno e esqueceu-se de trocar de roupa.

A maneira como nos vestimos é capaz de dizer muito de nós, consegue espelhar a nossa personalidade e como nos sentimos portanto não acho que seja algo fútil, muito pelo contrário, é uma caraterística que nos torna tão únicos e diferentes uns dos outros, é o que nos faz sobressair e, pondo isso, não se limitem a seguir apenas a moda, façam a vossa moda, sejam vocês mesmos, criem os vossos outfits e sintam-se na vossa pele, há que dar aquele "toque pessoal" ao que vestimos e deixar a nossa marca, não acham?
Uma coisa é gostar de estar a par das tendências, outra é tentar ser uma cópia de alguma celebridade.

E vocês, o que acham sobre moda? Acham que se tem tornado numa futilidade ou é apenas algo que nos identifica e torna únicos?

You May Also Like

21 comentários

  1. Este é um tema que também tenho nos rascunhos para falar já há algum tempo! Concordo contigo a 100%. Acho que a forma como nos vestimos diz muito sobre nós - sobre os nossos gostos, sobre quem somos, sobre tudo e mais alguma coisa, a nível estético. Não diz quem somos como pessoas, mas dá umas pistas, e funciona como uma forma de expressão mesmo quando não temos jeito nem para pegar num lápis :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Obrigada por partilhares aqui a tua opinião querida!

      Beijinho grande.

      Eliminar
  2. Acho que a moda é mesmo algo que nos identifica e fala por nós. Aliás, a primeira impressão conta imenso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida, transmite muito acerca de nós!

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Concordo contigo. Não considero ser futilidade mas antes, como dizes e muito bem, a moda é algo que tem o poder de nos fazer sentir bem quando olhamos no espelho. Se gostamos daquilo que vemos e nos sentimos bem com aquilo que vestimos somos mais felizes. E afinal, isso é o mais importante.
    Beijinho.
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor. O que importa é sentirmo-nos bem ao final do dia e a maneira como estamos vestidos consegue ter um grande poder sobre isso.

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Considero que a moda é algo que nos identifica, não é nada fútil!

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Obrigada por partilhares a tua opinião!

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Acho que não é uma coisa essencial para se ser feliz mas também não acho que seja de todo uma coisa fútil! Tal como disseste é um prologamento da nossa personalidade, reflecte o nosso estado de espírito ou por outro lado pode alterá-lo, por isso é algo importante claro!:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é algo fundamental como bens essenciais mas tem um grande impacto na nossa vida, tornando-se, como disseste, de facto importante. Obrigada por partilhares a tua opinião!

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Para muitos é algo fútil, disso tenho a certeza mas não podem por tudo no mesmos saco! Para mim é mostrar a minha personalidade mas o importante acima disso é sentirmos-nos bem *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  7. Acho que é extremamente relevante como forma de expressão pois muda connosco e apresenta-nos ao mundo! Ótimo post! :)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  8. A Moda nunca poderá ser considerada fútil, no máximo, algumas pessoas que gostam de moda são fúteis e o mesmo acontece, como é óbvio, com quem tem interesse noutras áreas, sejam elas quais for.
    Ficaste pelo básico do que envolve o conceito de Moda, a Moda não se trata só de quem gosta de conjugar uns trapos e estar no seu melhor (óbvio que isto não está em causa nem as implicações de estares confiante ☺ toda a gente devia se sentir bem com a sua imagem e, sejamos sinceros, não há nada mais divertido do que brincar e conjugar roupas ☺ mas, isto também pode ser discutível pois há pessoas que não se tentam conhecer a nível de gosto estético por levarem o que é tendência a extremos).
    Moda é todo um conceito social/histórico/económico/filosófico/artístico/ etc, dai ser estudado por tantas pessoas nas mais diferentes áreas.
    Algo que evolui e se adapta aos tempos em que vivemos (tens um exemplo marcante do caso das guerras mundiais em que o vestuário e tecidos se alteraram bastante, devido ao facto de as mulheres terem de trabalhar nas fábricas e à recessão económica ), que poe os mais diversos artistas a trabalhar em conjunto (tens o exemplo das diversas colaborações e de Dali, Picasso, Duchamp com a estilista italiana elsa schiaparelli; tens a colaboração da fotografa/realizadora Cindy Sherman com a Maison Comme des Garçons em 1994, tens o realizador David Lynch a colaborar em 2007 com Christian Louboutin numa série de fotografias, tens a Joana Vasconcelos em 2013 a colaborar com a Dior) e que tenta marcar uma posição e passar uma mensagem clara do que se passa nos nossos dias, como a T-shirt da Dior nesta última season “we should all be feminist” não pode ser considerado fútil
    Por isso quem gosta/trabalha com Moda não é fútil (ou burro como muita gente gosta de dizer, esquecem-se que, quase de certeza, tem muito mais estudos e cultura do que quem o diz, esquecem-se que para criares algo tens de ir buscar inspiração e essa demanda pela inspiração passa por centenas de livros lidos (e não só de moda, tudo serve como inspiração.. filosofia, história, biografias), por peças de teatro, filmes, exposições, história, arquitetura, politica, economia, pois quanto mais bagagem cultural tiveres, mais facilmente relacionas conceitos e consegues fazer um bom trabalho.
    E podia continuar mas acho que já me alonguei e MUITO neste comentário, por isso desculpa ☺ mas em conclusão: não é o gostares roupa que te faz fútil, são todas as outras escolhas e valores que te definem ☺

    ResponderEliminar
  9. Acho que não podia acrescentar nada àquilo que disseste. Claro que há pessoas que usam a moda como forma de mostrar a sua futilidade mas a moda é muito mais do que essas pessoas e ninguém deve ser considerada fútil por ter amor próprio e querer expressar-se dessa forma. A roupa que vestimos contribui para a nossa identidade, a nossa auto estima e pode ser considerada uma forma de expressão artística. Por isso não, a moda não é fútil.
    Beijinhos!
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Acho que tudo depende do "nível" de moda. Acho que quando usamos peças só porque é moda, porque está in, porque dizem que é fixe, aí pode tornar-se fútil q.b. Agora quando usamos a moda para nos manter informadas, porque gostamos... Aí, é óbvio que não!!

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo a tua opinião... acho que moda é mais uma forma de expressão, da nossa personalidade, dos nossos sentimentos, do nosso humor...

    Parabéns pelo post!

    O batom da Cinderela~

    Beijoca,
    J.

    ResponderEliminar
  12. Fui atraída pela sua postagem, faço design de moda e sei como a moda é considerada fútil pra muitas pessoas, mas não é. A moda tem conexão com a sociedade, com a história, com as nossas emoções. Acho que quando as pessoas pensam em moda, vem logo a mente o consumo exagerado, aí eles se confundem.
    Adorei conhecer o seu blog!

    www.pintandoestilo.com

    ResponderEliminar
  13. Penso que neste tema existe sempre opinião positiva e negativa - eu também tenho essa opinião. Há sempre casos e casos haha
    Mas no meu caso, eu já nem ligo muito.. Nos dias em que estou super cansada é a 1º coisa que me aparece à frente que visto, e nos outros tento ser assim mais arranjadinha mas nada de especial :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Moda para mim é personalidade e uma forma de expressão! Gosto de usar aquilo que gosto, divirto-me imenso a escolher e combinar roupa! Portanto não acho que seja fútil por isso :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Concordo com sua visão. Pra mim, a moda é uma questão de identificar sua própria identidade e personalidade. A moda carrega vários estilos variados,que contem uma história cultural e que dizem muito sobre quem os segue. Pena que poucos sabem dessas histórias. E também acho que a midia ajudou a distorcer o real significado de moda.

    http://giselleovits.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Gostámos muito do teu blogue e já te estamos a seguir. É irreverente e tens um sentido muito próprio. Gostamos disso! Continua! :D

    P.S. - Escrevemos uma publicação que é capaz de te ajudar, no sentido de que te ajuda a retirar a barra dos cookies que aparece no topo da tua página. Experimenta! :)

    ResponderEliminar